A restauração da Estação Ferroviária Eugênio de Melo!!!
O início da obra está previsto para esta semana e deve durar cerca de seis meses. O projeto prevê a restauração externa da estação para que sejam restabelecidas as características do projeto original.
A construção é patrimônio histórico tombado há 20 anos. Passadas as obras de revitalização, o local será utilizado como espaço cultural, em parceria com a a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela.
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1898 e é um importante marco arquitetônico para a cidade. Enquanto ainda estava em atividade, a estação era utilizada tanto para o transporte de passageiros quanto para o escoamento da produção agrícola local. Desativada há mais de dez anos, desde maio de 2013 a estação está em posse provisória da Prefeitura de São José.
Um belo exemplo, que deve ser seguido por várias cidades do Vale do Paraíba, que possuem suas estações ferroviárias caindo aos pedaços em suas regiões centrais, como é o caso, por exemplo de Caçapava, onde, certamente, será estudada uma melhor ocupação, visto que os prédios são contíguos aos trilhos, que continuarão a receber o trânsito e o barulho dos trens!