75 anos da FAB: radioamadores no ar!!!
O programa RADIO Amateur FAB-75, é um certame radio-amadoristico, realizado pelo Comando do IV COMAR-SP, que nomeou o sr. Paulo Kasseb para coordenar toda a realização do evento, tendo, para isto, liberado pela Anatel, o prefixo de radioamador FAB-75, em homenagem aos 75 anos da FAB.
A aviação civil também ganhou impulso com a criação da Aeronáutica. Já em 1941 foi criada a Diretoria de Rotas, com a missão de promover o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança da navegação aérea. Também foram refundadas escolas de formação de pilotos e de especialistas, criadas normas para evitar a competição predatória entre as empresas aéreas e a inauguração de novas fábricas e escolas civis. Diversas concessões foram fornecidas para a exploração do transporte aéreo no país, tanto que, em 1942, as linhas aéreas ultrapassaram as fronteiras do Brasil, chegando aos países vizinhos (América do Sul), e em seguida aos Estados Unidos (1943) e à Europa (1946).
Em 1999, os então ministérios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram extintos e transformados em comandos, dando origem ao Ministério da Defesa, com o objetivo de reforçar a articulação das Forças Armadas e dar mais fluidez à sua relação com outras áreas do Estado.
Hoje, a FAB tem uma força ativa de 77.454 militares e opera em torno de 627 aeronaves, sendo a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, após a Força Aérea dos Estados Unidos.