GERAL

650 raios atingem a região durante tempestade!!!

Nesta sexta feira, 11, a cidade de São José dos Campos registrou a ocorrência de, aproximadamente, 650 raios, durante a tempestade com ventania e granizo. segundo informação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe) . A quantidade é considerada elevada e corresponde a quase 20% do esperado para este mês, fazendo com que a população ficasse assustada, visto que os raios caiam em sequência, com grande barulho.

A região do Vale do Paraíba, é um dos10  locais de maior incidência de raios, segundo  levantamento do Elat revelando que o estado com maior densidade de raios é Tocantins, com 17,1 raios por quilômetro quadrado. Em seguida vêm Amazonas (15,8), Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2).

Ao se considerar os 650 raios que caíram em São José dos Campos, em apenas 30 minutos de tempestade, pode-se avaliar os reflexos que podem atingir Caçapava onde estamos, há alguns meses, alertando as autoridades municipais contra a falta de pára-raios nas escolas municipais da cidade, que se encontram desativados, por conta do roubo da fiação que os compõem.

São grandes as possibilidades de um acidente nestes locais, afetando diretamente e colocando em risco de vida, a alunos, professores e prestadores de serviços destes estabelecimentos, os quais, na eventualidade da ocorrência de problemas, têm responsabilização direta e imediata dos administradores públicos municipais, que foram os primeiros a negligenciar a correta e devida manutenção dos equipamentos em questão.