26º Brabat: nossa última missão de Paz no Haiti!!!
Nesta terça feira, 16, por volta das 4,30 horas da manhã, foi iniciada a primeira operação de transporte de tropas do 26º Batalhão Brasileiro de Força de Paz (26º BRABAT) para o Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP), de onde deverão seguir para o Haiti, os primeiros militares brasileiros, que cumprirão a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Novas equipes serão enviadas também nos dias 22 e 27 de maio e 1º de junho, completando o quadro do 26º BRABAT, composto por 639 militares do Exército Brasileiro, 30 da Força Aérea Brasileira e 181 da Marinha do Brasil, totalizando 850 homens e mulheres de nossas Forças Armadas.
A maior parte dos que integram o 26º BRABAT pertence à 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro, com sede em Caçapava-SP. Segundo a Organização das Nações Unidas, o 26º BRABAT encerrará as atividades militares do contingente brasileiro naquele país, após mais de 13 anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização para o Haiti (MINUSTAH).
Resumindo-se em números, 505 integrantes do 26º BRABAT trabalham em quartéis paulistas, sendo que: 12 na Capital; 161 em Caçapava; 9 em Taubaté; 20 em Pindamonhangaba; 82 em Pirassununga; 82 em Barueri; 73 em Lorena e 66 em Osasco.
Após praticamente um ano, o 26º BRABAT concluiu sua preparação, sob a coordenação da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), grande unidade do Exército Brasileiro responsável por adestrar e capacitar os integrantes do BRABAT em um contexto operacional de missão de paz no Haiti, criando situações simuladas semelhantes às vividas hoje no país caribenho.