CAÇAPAVA e região

1º Campeonato de Rugby Sevens em Caçapava!!!

Dia 8 de Dezembro, será realizado em Caçapava, o 1º Campeonato de Rugby Sevens, à partir das 09 horas da manhã, no Estádio Municipal, evento que já conta com as seguintes equipes participantes:

Caçapava foi uma das últimas cidades do Vale do Paraíba, a montar seu time de Rugby, o que agora se concretizou por iniciativa do atleta L Silva, que é militar do exército e que, em companhia do treinador Romulo Soler (do time de Taubaté), estão a escalar a equipe, que contará também com o jogador Wallace Toledo, que é de Caçapava, para o campeonato.

Os treinamentos da equipe de Caçapava, estão ocorrendo no campo ao lado do Posto Cerejeiras, bem em frente ao Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, na Rua Gonçalves Dias, todas as quintas feiras, às 20 horas e é livre para quem quiser acompanhar e até mesmo se inscrever para participar. 

O esporte e suas regras

O rúgbi, também chamado rugby, é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol foi chamado anteriormente de “rugby football”.

Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o Rugby de quinze (XV) (em inglês: Rugby Union). Em seguida, está o Rugby league (com treze atletas) e o de sete (sevens/ seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.

O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos. O relógio só para quando algum jogador da 1ª linha necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.

Bola

Bola de rugby metrificada

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

O campo

O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in goal entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento.

Equipe

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar à frente da bola em jogo.

Equipamento

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

  • Chuteira – Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.
  • Ombreira – Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.
  • Boqueira – Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.
  • Scrum cap – Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

Pontuação

O Rugby Union apresenta a conquista de seus pontos de forma similares ao Futebol de campo Americano, que se originou em parte do Rugby. A pontuação do Rugby se dá da seguinte forma:

  • Ensaio ou Try – 5 pontos – É marcado quando um jogador consegue apoiar com uma das mãos a bola no chão (toque no solo) dentre da “área de validação” da equipe adversária, que fica no sentido de ataque, após os postes. O local onde é marcado o try definirá a posição e onde será batido chute de conversão.
  • Conversão – 2 pontos – Sempre após o try, a equipe que marcou tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na “área de validação”, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.
  • Pontapé de ressalto ou Drop goal – 3 pontos – Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.
  • Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal – 3 pontos – Ao sofrer uma falta, a equipe pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.